Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Escolha Profissional


Olá pessoal dos 2ºs anos!
Turmas 201, 202, 203, 204 e 205


Nas aulas desta semana vocês devem, em duplas, realizar este trabalho avaliativo, conforme o roteiro a seguir:

1- No site Orientando Caminhos - http://orientandocaminhos.sites.uol.com.br/escolha.html ler os textos: O que é Escolha Profissional; Influências no processo de Escolha Profissional; Crenças, temores e ansiedades no processo de Escolha Profissional; Avaliando a escolha profissional; Aos vestibulandos.

2- Com base nos textos, comentar por escrito, de forma consistente as seguintes questões:

a) Outro medo que surge ante a perspectiva de efetuar uma escolha profissional é o medo de não ser capaz de sustentar a escolha e/ou de não ser competente profissionalmente – ansiedade agravada
pelas inseguranças próprias de cada um e pelo desconhecido de um mundo novo que se descortina a partir de uma tomada de decisão. É preciso compreender que escolher é um ato de coragem, é uma aposta cujo resultado só se saberá a posteriori.

b) Cedo ou tarde todos precisam aprender a ser responsáveis por si mesmos e por suas próprias escolhas – o quanto antes melhor; os efeitos serão positivos. Do contrário, acaba passando no vestibular para Comunicação e um tempo depois descobre que o que realmente queria era Biologia... Por que não cuidar de suas escolhas agora, ao invés de não se responsabilizar, sofrendo as conseqüências depois?
c) Se o caminho para efetuar a escolha é tão complexo, se há tantas variáveis interferindo e até mesmo provocando conflitos e dificuldades, haveria como contrapartida condições facilitadoras para a realização da escolha profissional? Sim, é claro que há condições facilitadoras. São como os alicerces para a construção de seu projeto profissional, a saber: (Escreva sobre cada uma, de forma pessoal)

d) E como seria este caminhar que nos leva em direção a uma escolha autêntica, esta escolha que corresponda ao nosso desejo? (Escrever sobre todos aspectos, com suas palavras...)

3- Responder a enquete
Vivência da Escolha Profissional !!!
Link para o site com a enquete - Teste Orientação Profissional

ATENÇÃO!
- Todas turmas deverão finalizar o trabalho até dia 04/dezembro/2009.
- O trabalho deve ser realizado nas aulas de Psicologia!
- Favor se identifiquem com nome e turma ao postarem seus comentários.



BOM TRABALHO!!!
Um abraço, Professora Adriana
Novembro/2009

26 comentários:

Unknown disse...

A) A escolha profisional cabe a cada um de forma explicita e individual.A escolha deve ser escolida de forma expontanea com aspectos q gostem de exercer e queiram aplicalas no futuro emprego.Os que vivem ao redor da pessoa exercem grande influencia sobre ela,podendo fazer até desistir do emprego.As vezes Tambem a coragem falta da propria pessoa para dar o primeiro passo para o que quer seguir na sua vida e acaba recatando tudo em si mesma e sendo assim uma pessoa reprimida e sem vontade para seguir em frente.

Unknown disse...

B) A escolha deve vir com o passar do tempo,ou se a pessoa já vem com uma intuiçao é aquela q ela deve sequir até conseguir ,mesmo q ela pareça ser impossivel ao seu ver.Tudo na vida é possivel basta tentar e se exforçar.A escolha pode ser as vezes extressante mas cada um deve pensar e refletir de forma calma e ver com qual profissao de identifica e que nao vá se arepender depois por ter ecolido a profissao errada.

Unknown disse...

c)Os caminhos sao multiplos as escolhas sao milhares,mas cada um nasceu com uma vocaçao e cada um á de seguila como quiser,a caminhos de maior dificuldade e outros de menores dificuldades mas tudo se consegue basta tentar.muitos conflitos entre amigos por qual profissao irei seguir mas a resposta está dentro de cada um basta procurar.

Anônimo disse...

A) A nossa escolha profissional cada um tem o direito de escolher de forma expontânea.E depois é a nossa escolha quem irá dizer o que seremos no futuro, se teremos um bom desempenho, se seremos um bom (a) advogado(a), se seremos um bom (a) jornalista... Através de algumas escolhas poderemos ter uma boa oportunidade para fazer outra coisa!
=]

Marcela e |Fernanda

Anônimo disse...

a)A escolha profisional deve ser escolhida por cada um pelo o que ela gosta de fazer, de ler, de estudar....
Mas as pessoas estão em volta influenciam muito...
Paula e Carla.

Rodrigo disse...

2)A)Escolha profissional é uma escolha de um adolescente ,de que quer para seu futuro ,ou seja se vai fazer vestibular ou a escolha de ser uma pessoa que no futuro será pouco capacitada..

Unknown disse...

d)Os degraus da nossa escada,muitas vezes estaram escorregadias mas conseguiremos nós segurarmos no corrimão e subirmos novamente com mais vontade,com um poco de medo mas saberemos q em algum momento chegaremos ao final dos degraus.A escolha deve se ao tempo e a capacidade de compreençao.

Anônimo disse...

Nomes: Graziele, Jordana e Letícia
Turma: 205

B) Isso acontece porque a maioria dos jovens começa a pensar nisso tempos antes de tomar a decisão. Esta questão devia partir do "quem sou eu", e "o que eu quero ser", muitos fazem uma escolha por obrigação isso acaba resultando na insatisfação profissional, o que não foi escolhido fica automaticamente certo, caso contrario abre-se mão do privilégio de ser responsável pelo que quer e pelo que faz da sua vida.

C) -AUTO-CONHECIMENTO: saber quem você é, o que você mais gosta, no que você realmente é bom. Assim, é mais fácil para saber fazer a escolha certa para o seu futuro.
- INFORMAÇÃO PROFISSIONAL: procurtar informação sobre as diversas profissões, conversar com especialistas da área para entender bem do que se trata cada profissão, e assim fazer a escolha certa.
- EQUILIBRIO EMOCIONAL: olhar para si e saber o que está vendo. Poder fazer uma escolha, arriscar-se e apostar no futuro.
- AUTO-ESTIMA: acreditar em si, saber que você pode e é capaz de fazer uma escolha e ser um profissional da área. Se os outros foram capazes de chegar lá, você também pode ser.

D) Este caminhar, é na real uma aposta do seu desejo, é afirmar este querer, é juntar o que se precisa com o que se tem e assim garantir uma carreira de sucesso. Não há como garantir que sua escolha foi a certa ou que sem duvidas é a que se encaixa no seu perfil, por isso desconfie sempre que tiver certezas absolutas e inquestionáveis da sua vida, pergunte-se, questione-se, permita-se não ter certeza se é o certo, se é o que quer para toda sua vida. Essa escolha autêntica, é um ato de coragem, é discriminar e sustentar um desejo. Este é o retrato de escolher o caminho ideal.

A)O medo é algo que sempre vamos ter, em nossa escolha profissional, inseguranças, incertezas, mas temos que deixar isso de lado e nos dedicar a nossas escolhas. Mudar de ideia, outras vontades poderão surgir, mas precisamos estar com os pés no chão para não tomar decisões precipitadas e depois se arrepender.

Anônimo disse...

Tatiana, Ingrid e Júlia. T: 205

A) Na nossa escolha profissional nós temos que decidir muito antes de fazermos uma faculdade ou um curso técnico. Não devemos deixar que as influências tomem conta de nós, pois temos que ser maduros para saber o que queremos.
O mercado de trabalho nessecita de pessoas capacitadas que saibam fazer as coisas que realmente gostam, mesmo que muitas vezes não seja o emprego que elas esperavam. Então tome decisões logo, antes que o futuro de amanhã venha e que você não se arrependa pela escolha errada.

Anônimo disse...

Tatiana, Ingrid e Júlia Turma: 205

B) Esperamos ter a certeza de que queremos para o nosso futuro, que ele não seja uma resposta errada pra nossas escolhas. Devemos que ter opiniões certas, para que mais tarde nós não nos arrependermos e não nos julgarmos pelo tempo perdido.

Anônimo disse...

A)Concordamos com o texto,nos seguintes aspectos:O medo é algo comum entre todos que vão prestar o vestibular,pois envolve o futuro decisivo.Onde uma escolha pode mudar tudo.
Sabemos que a coragem é fundamental para cada um,pois é a partir dela que tomamos nossas decisões e escolhas.

Joana Closs E Carine Arend - 202

Anônimo disse...

B) Ao fazer o vestibular devemos ter certeza da nossa escolha para não nos arrepender no futuro.Pois esta escolha fará com que a gente tenha sucesso ou não no futuro, devemos fazer o que gostamos pois assim vamos gostar do que fazemos.

Joana Closs e Carine Arend -202

Anônimo disse...

É preciso compreender que escolher é um ato de coragem, é uma aposta cujo resultado só se saberá a posterior.Cedo ou tarde todos precisam aprender a ser responsáveis por si mesmos e por suas próprias escolhas – o quanto antes melhor; os efeitos serão positivos.
A escolha profissional é um processo dinâmico em permanente construção, atravessado por conflitos, lutos, ansiedades e angústias, influenciado por diversos fatores internos e externos. Compreender esta complexa dinâmica poderá ajudá-lo a lidar melhor com os eventuais impasses, dúvidas e indecisões. Este caminho nos leva em direção a uma escolha autêntica, esta escolha que corresponderá ao nosso desejo futuramente.

Anônimo disse...

a)O medo surge através de escolhas ,as quais acham que foram escolhas erradas ou que poderão ser incompetentes no trabalho, mas deve-se saber que a escolha não é necessariamente a escolha certa ou a definitiva.

Daniela R. e Stephanie 202

Gabriela V., Bruna M. disse...

Escolher uma profissão, assim como um curso para seguir na faculdade não é uma escolha fácil. E muitas vezes, tomar essa decisão é o impasse maior na vida dos adolescentes. Por isso é preciso pensar e avaliar nossos gostos e desempenhos para tomarmos alguma atitude, de modo que depois não venhamos a nos arrepender. Escolher é um ato de coragem, que deve ser tomado depois de muito tempo de avaliação. Afinal, estamos dando o primeiro passo do resto de nossas vidas, o que não significa pouca coisa.

Anônimo disse...

b)o melhor é tentar ser responsável o mais cedo possível, pois se passarmos no vestibular em um certo curso, e não for isso o que realmente queremos poderemos sofrer as conseqüências, ou seja, desenvolvendo o medo.

Daniela R. e Stephanie 202

Gabriela V. e Bruna M. disse...

a)Escolher uma profissão, assim como um curso para seguir na faculdade não é uma escolha fácil. E muitas vezes, tomar essa decisão é o impasse maior na vida dos adolescentes. Por isso é preciso pensar e avaliar nossos gostos e desempenhos para tomarmos alguma atitude, de modo que depois não venhamos a nos arrepender. Escolher é um ato de coragem, que deve ser tomado depois de muito tempo de avaliação. Afinal, estamos dando o primeiro passo do resto de nossas vidas, o que não significa pouca coisa.

Anônimo disse...

Gustavo Lenhard Diehl,Turma:202

a)É preciso compreender que escolher é um ato de coragem, é uma aposta cujo resultado só se saberá a posterior.
b)Cedo ou tarde todos precisam aprender a ser responsáveis por si mesmos e por suas próprias escolhas – o quanto antes melhor, os efeitos serão positivos.
c)A escolha profissional é um processo dinâmico em permanente construção, atravessado por conflitos, lutos, ansiedades e angústias, influenciado por diversos fatores internos e externos.
d)Compreender esta complexa dinâmica poderá ajudá-lo a lidar melhor com os eventuais impasses, dúvidas e indecisões. Este caminho nos leva em direção a uma escolha autêntica, esta escolha que corresponderá ao nosso desejo futuramente.

Anônimo disse...

Nomes: Daniela Eni Conforte e Maurício Stertz.
Turma: 202

A) A escolha profissional deve ser algo muito bem pensado e planejado, pois após escolhida será algo que nos acompanhará por muito tempo. Durante nossa adolescencia teremos diversas duvidas sobre qual caminho seguir, mas chegará um momento em que deveremos escolher o que realmente queremos. Para escolher precisaremos de coragem e determinação. Claro, que após feito isso, poderemos ainda ter duvidas, e até perceber que a profissão escolhida não serve para nós, e ai surge o problema. Teremos que trancar a faculdade e tentar entrar outra vez naquilo que agora queremos, e claro, torcer para que realmente seja o certo dessa vez.
Sempre que escolhermos uma profissão, devemos nos garantir de que seremos felizes com ela, para que possamos exerce-lá com sucesso, e sermos o melhor naquilo. Pois, hoje em dia, o mercado de trabalho está muito competitivo, então se não amamos o que fazemos não vamos nos destacar, e seremos infelizes com isso.

Camila G. e Jéssica B. disse...

A) As escolhas que tomamos nem sempre são as certas, porém, não devemos ter medo de errar pois isso faz parte da vida do ser humano. Ao escolhermos nossa profissão, com o decorrer do tempo, podemos descobrir que não era o que queriamos, mas nem por isso devemos desistir, devemos sempre seguir em frente, procurando aprender com as escolhas, sejam elas certas ou erradas!

GabrielaV. Bruna M. disse...

b) Cuidar de nossas escolhas é importante, para depois não nos arrependermos de nossas escolhas e termos perido tempo fazendo o que não seria o ideal para nós. Por isso, a preocupação para o vestibular e vida após o ensino médio não deve ser um assunto apenas adotado no terceiro ano, mas desde cedo.. Quando começamos a pensar na nossa vida profissional futura. Sabemos que só concretizamos as ideias que queremos sobre nosso futuro nessa idade, mas não quer dizer que só possamos pensar nisso nessa parte da nossa vida. Pos isso, os pais assim comos os professores deveriam orientar o alunos desde cedo, e não só apenas no ensino médio sobre a opção no ensino superior.

Anônimo disse...

c)auto-conhecimento: Saber “quem você é” para saber “quem você quer ser”. Significa entrar em contato com seus valores, seus interesses, suas potencialidades, dificuldades e limites.
Informação profissional:Para saber “quem se quer ser” é preciso saber “o que há para ser”. Há diversas fontes de informação, tais como guias de profissões.
Equilíbrio emocional: Perceber quem você é – articulando seu auto-conhecimento com as informações profissionais e os dados de realidade e possibilita bancar uma escolha, aceitar arriscar-se e apostar no seu futuro.
Auto-estima:Acreditar em si mesmo, acreditar na sua competência, acreditar em sua capacidade de se perceber e de efetuar uma escolha

Daniela R. e Stephanie

Anônimo disse...

c) As condições facilitadoras,são : O auto-conhecimento(entrar em contato com seus valores, seus interesses, suas potencialidades, dificuldades e limites.Para assim saber seu desejo real.) ; Informação profissional(Informar-se em jornais,internet,guias e universidades sobre os cursos para ter noção sobre cada um e saber qual o que combina melhor com você) ; Equilíbrio emocional(Seria seu auto-conhecimento para tomar tais atitudes e escolhas com sabedoria e sem dúvidas ou por impulso) ; Auto-estima(Acreditar em si mesmo e que pode fazer o que deseja com sucesso.Ter coragem e acreditar que está fazendo a decisão certa).

Joana Closs e Carine Arend - 202

Camila G. e Jéssica B. disse...

B) Fazer vestibular é uma incógnita para os jovens hoje em dia. A maioria faz vestibular mas nem sabe direito se era isso que queria. Muitas vezes, fizemos as escolhas erradas, por isso, antes de prestar o vestibular, devemos pensar muito, pois vai ser a profissão para o nosso futuro! Para não nos arrepender mais tarde, começamos o a pensar logo que entramos no Ensino Médio o que queremos, com a ajuda de professores e colegas, mas muitos jovens terminam o 3º ano e nem se quer imaginaram algo para o seu futuro! Por isso devemos ter uma espectativas, para no futuro não errar sobre nossas escolhas!

Fernanda, Josiane, Lunara. 205 disse...

Cada pessoa tem o direito de escolher o que quer fazer, ou seja, qual profissão seguir. Os medos e incertezas sempre virão, mas não devemos deixar que esse medo tome conta de nós e nos faça desistir do que realmente queremos.

Fernanda, Josiane, Lunara -205 disse...

B)A escolha deve surgir com o passar do tempo,claro que muitas vezes quanto antes aparecer, melhor.As vezes os pais influeciam nas escolhas dos filhos querendo que eles exerçam a mesma escolha profissional deles mas isso faz com que eles sigam um caminho que não lhes pertence.