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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Olá pessoal!

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o que é Inteligência. Estudamos nas aulas anteriores o surgimento histórico dos Testes de QI. Neste momento, proponho a leitura do artigo abaixo da Psicóloga Graça Martins onde ela aborda cada uma das inteligências descritas por Gardner, bem como exemplos de personalidades que a possuem bem desenvolvidas e, sua localização no cérebro. Após a leitura copie, no caderno, o quadro e complete com as informações do artigo.
Bom trabalho
Professora Maristela



INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS - Howard Gardner
As inteligências não são objetos que podem ser contados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros [Gardner, 1995].
TIPOS DE INTELIGÊNCIAS TEORIZADAS POR GARDNER
1. Lógico-matemática [abstrata]: Capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. É a mais associada com a idéia tradicional de inteligência. [matemáticos, engenheiros, cientistas, físicos].
Exemplo: O físico alemão Albert Einstein [1879 – 1955] que desenvolveu suas potencialidades até o limite. Dessa forma construiu a teoria da relatividade alterando tudo o que se pensava a respeito do tempo e espaço. - Permite a compreensão das relações abstratas, que não existem no mundo real, apenas nas idéias. Quem tem esse tipo de inteligência tem facilidade em entender o que está à sua volta por meio de equações matemáticas.
2. Linguística [abstrata]: Habilidade para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de maneira clara e objetiva. É a inteligência da fala e da comunicação verbal e escrita e não tem relação com a cultura da pessoa. Sensibilidade para a língua escrita e falada. [oradores, escritores, poetas, jornalistas, publicitários].
Exemplo: James Joyce [1882-1941], escritor holandês é um exemplo claro desse tipo de inteligência. Nos seus romances, 'Ulisses' e 'Finnegans Wake' isso fica bem claro. No primeiro, cada um dois 18 capítulos é escrito num estilo literário diferente. Já no segundo, não há enredo nem personagens convencionais, um primor de originalidade. - É a capacidade de comunicar e interpretar o mundo através das palavras. É a inteligência também daqueles que gostam de brincar com trocadilhos e rimas.
3. Espacial [concreta]: Capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica; de situar-se e localizar-se no espaço. Permite formar um modelo mental preciso de uma situação espacial, utilizando-o p/ fins práticos [orientação/disposição]. Capacidade de transportar-se mentalmente a um espaço. [arquitetos, desenhistas, escultores, artistas plásticos, ilustradores, navegadores, pilotos].
4. Musical [abstrata]: Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais. Capacidade de entender a linguagem sonora e de se expressar por meio dela. Permite organizar elementos sonoros [timbres, ritmos, sons] de forma criativa e independe de aprendizado formal. É a mais associada com a idéia de talento. [Músicos, compositores, dançarinos].
Exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791], compositor austríaco. Filho de um professor de música, ele recebeu todo o incentivo para a prática de instrumentos e composição. Considerado um dos músicos mais brilhantes da história, Mozart deixou uma farta produção, entre as melhores estão à ópera 'A Flauta Mágica' e as 68 sinfonias que deixou. Ao morrer, aos 35 anos, Mozart deixava sua marca na história. Conhecida e valorizada desde os primórdios da humanidade, esta inteligência só precisava de um nome. Quem a tem consegue criar, comunicar e distinguir significados nos sons e suas combinações. Algumas pessoas precisam desenvolver estas habilidades, mas em outras essa habilidade é inata.
5. Físico-cinestésica=corporal [concreta]: Potencial de usar o corpo para dança, esportes. Capacidade de utilizar o próprio corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Incluem habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. [Mímicos, dançarinos, desportistas, mágicos, malabaristas].
Exemplo: Pelé, atleta brasileiro - Quando Pelé reinava absoluto nos estádios, driblando e fazendo gols com a maior facilidade, exibia uma interação complexa entre orientação espacial, conhecimento intuitivo das leis físicas e rapidez na resolução de problemas. Não se consegue isso sem a inteligência cinética. É fundamental para todos que usam os movimentos corporais como instrumento profissional. Algumas pessoas dizem que inteligência e habilidade física habitam universos diferentes, mas é preciso mais do que treino para vencer nos esportes.
6. Intrapessoal [social]: Capacidade de se conhecer. De estar bem consigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus projetos. Inclui disciplina, autoestima e autoaceitação. [escritores, psicoterapeutas, conselheiros, importante para todas as profissões].
Exemplo: Sigmund Freud, médico austríaco - Estes indivíduos estabelecem uma via direta com a própria consciência, dominam seus sentimentos com facilidade e têm uma idéia clara de sua capacidade e seus limites. Em parte, foram estas características que permitiram a Sigmund Freud [1856 - 1939] desenvolver as idéias que o levaram à psicanálise. Sua contribuição mais importante foi à teoria do inconsciente. O médico austríaco sugeriu que não temos controle sobre nossos pensamentos e que nem sempre agimos racionalmente.
7. Interpessoal [social]: Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros, o que significa ter sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder de forma adequada às situações interpessoais. [terapeutas, Políticos, religiosos, professores, animadores de espetáculos].
Exemplo: A pop star Madonna, cantora norte-americana. Mesmo com as músicas massacradas pela crítica, suas atuações no cinema, como atriz, mais ainda, ela se tornou o principal ícone pop dos últimos 20 anos, vendendo milhões de discos. Seu segredo é saber exatamente como o público pensa. - Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem muita facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem, desejam e, dessa forma, conquistar sua simpatia.
O acréscimo de novo tipo de inteligência teorizada
8. Naturalista: Sensibilidade para compreender e organizar os padrões da natureza [paisagistas, arquitetos, mateiros].
Exemplo: Charles Darwin [1809 – 1882], naturalista inglês - Quem possui inteligência naturalista é capaz de identificar e classificar padrões na natureza. Como todas as outras, ela tem origem no instinto de sobrevivência. Dessa forma, nossos ancestrais podiam identificar a flora e a fauna que poderia ou não ser comida. Charles Darwin foi um pouco além: ele revolucionou a forma como o ser humano vê a si próprio. Depois de coletar dados por todo o mundo, ele publicou 'A Origem das Espécies', um livro que mudou a sociedade e os pensamentos modernos.
É importante entender que todas estas inteligências não são mutuamente excludentes, agem combinadas e se reforçam mutuamente. As combinações definem as habilidades criativas do indivíduo, isto é, a sua capacidade de lidar com problemas e oportunidades.
A LOCALIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS NO CÉREBRO HUMANO
1. Inteligência linguística: é o tipo de capacidade exibida em sua forma mais completa, talvez pelos poetas. Localização: parte do cérebro chamada Centro de Broca;
2. Inteligência lógico-matemática: é a capacidade lógico-matemática, assim como a capacidade científica. Localização: Centro de Broca;
3. Inteligência espacial: é a capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo. Localização: Hemisfério direito do cérebro;
4. Inteligência musical: é a capacidade voltada para a música. Localização: hemisfério direito;
5. Inteligência corporal cinestésica: capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos utilizando o corpo inteiro, ou partes do corpo. Localização: Hemisfério esquerdo;
6. Inteligência interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como elas trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. Localização: Lobos Frontais;
7. Inteligência intrapessoal: é uma capacidade correlativa voltada para dentro de si mesmo. É a capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. Localização: lobos frontais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para Gardner todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
A diferença no enfoque e o aspecto revolucionário da teoria das Inteligências Múltiplas estão em que todos os seres humanos possuem todas as inteligências só que em diferentes graus de desenvolvimento. Isto significa dizer que ninguém recebeu dádivas especiais e exclusivas, o que nos falta é treino.
NOTA DA AUTORA:
* Graça Martins - É Psicóloga clínica e hospitalar, especialista em sexualidade humana, Psicologia Cognitivo Comportamental. Mestre em Educação- Universidade de Portugal-ULHT, Mestranda em ciências da Saúde [saúde Coletiva]-UNIFESP/EPM/IH-FMJ-CE.

Caracterização das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner
Inteligência
Descrição
Localização no
cérebro
Exemplos
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